top of page

I.A. no trabalho: transformando as suas rotinas


IA na prática para lideres

Já há uma grande quantidade de artigos e conteúdos sobre como a I.A. está mudando a nossa forma de trabalhar; porém não vi ainda muitos exemplos de aplicações práticas no dia a dia dos líderes e executivos. 


Por isso, neste artigo descrevo meus aprendizados com diversas plataformas e ferramentas de I.A., para inspirá-los a experimentar e obter seus benefícios sem precisar passar por uma longa curva de aprendizado. 


Pense nos tópicos abaixo como um breve “checklist” de ferramentas de I.A. que vocês eventualmente já estão usando mas podem aprimorar mais, ou que podem começar a testar de forma simples e prática para otimizar o seu dia a dia no trabalho:


  1. Redação: da criação à tradução e correção rápida de textos, mensagens, emails, artigos, postagens e notas, essa é uma das áreas onde a I.A. generativa mais brilha. Praticamente todas plataformas têm essa funcionalidade, mas eu ainda tenho preferido a qualidade do GPT4. Dica extra: eu uso bastante o ChatGPT no celular para transformar minhas notas de áudio em textos “on the go”, e a qualidade é ótima.

  2. Imagens: confesso que ainda não tive grande sucesso na geração de imagens “do zero” em plataformas como Dall-E, Firefly, ImageFX, MS Designer e similares, mas uso bastante a I.A. do Canva.com e remove.bg para aprimorar imagens preexistentes. Nota: a imagem deste artigo foi criada pelo MS Designer.

  3. Reuniões: I.A. pode ajudar desde a escolha dos melhores horários para agendamento através de ferramentas como reclaim.ai, até o resumo de reuniões online com a tactiq.io, fireflies.ai ou supernormal.com.

  4. Informações: tenho usado o ChatGPT, Perplexity.ai e Copilot com mais frequência que o Google para buscar informações e esclarecer dúvidas, por sua capacidade de síntese e interatividade. Às vezes falham, mas essa forma de busca é um hábito que vale a pena desenvolver. 

  5. Dados e planilhas: uso bastante as plataformas de I.A. como GPT4 para facilitar a confecção de planilhas, análise de dados e apresentação de gráficos, no meu dia a dia. Não requer grandes conhecimentos técnicos, basta experimentar e ajustar na base do “test & learn”.

  6. Gestão de tarefas: plataformas como Notion.com, Clickup.com e Asana.com já integraram I.A. para propor tarefas e melhorias no seu fluxo de trabalho ou projeto. 

  7. Teclados preditivos: já é normal a correção de textos nos mini-teclados dos celulares; mas apps como o SwiftKey da Microsoft são ainda mais úteis, usando a I.A. para aprender a sua forma de digitar e tornando-se cada vez mais eficazes na recomendação das correções.

  8. GPTs customizados: esse ponto valeria um artigo completo, pela riqueza de possibilidades. Se você ainda não tentou criar seus próprios GPTs para usos específicos e privados, está perdendo! É simples e intuitivo, mas precisa ter a conta paga do GPT4. Meus GPTs customizados me ajudam diariamente na gestão de projetos e mentorias, criação de conteúdos específicos, síntese de textos, busca de artigos e muito mais.

  9. IA para IAs: se você está perdido no “mar” de novas plataformas que surgem todos os dias, uma dica é buscar por funcionalidade, neste site: theresanaiforthat.com.


Importante: ao adotar a I.A. no seu dia a dia do trabalho, é crucial priorizar a confidencialidade, assegurando que a segurança dos dados seja respeitada, seja na escolha de ferramentas comprometidas com a proteção de informações, bem como na seleção cuidadosa dos dados que você irá compartilhar com a I.A.


E você, quais são as suas dicas para um líder moderno se tornar ainda mais eficaz no dia a dia, com os inúmeros usos da I.A.? Compartilhe e comente! 

Comments


Assine
bottom of page