top of page

O momento pede mudanças com cautela. Como gerir uma transformação eficaz, nesse contexto?



Gerenciar mudanças e transformações nos negócios pode ser uma tarefa desafiadora, mas com a abordagem e as ferramentas adequadas, o processo pode ser bem mais eficiente e com um risco bem menor.


É fundamental começar pela claridade e alinhamento quanto à visão da mudança, ou seja, onde a empresa deseja chegar ao final do processo de transformação, e quais serão as métricas para medir o sucesso ao longo desta empreitada.


Frameworks como o modelo Prosci ADKAR e o modelo dos 8 Passos de Kotter podem ajudar as organizações a gerenciar de forma mais estruturada o processo de mudança, e com uma maior taxa de sucesso.


Um dos elementos-chave em transformações bem-sucedidas é o envolvimento de fornecedores e dos colaboradores da empresa no processo. O modelo Prosci ADKAR, por exemplo, enfatiza a importância de envolver os funcionários nas iniciativas de gestão da mudança, além de fornecer a eles o conhecimento, as habilidades e o suporte de que precisam para navegar com sucesso pelas mudanças.


Métodos como change management e lean management podem ajudar as organizações a melhorar a eficiência e a produtividade, identificando e removendo desperdícios e ineficiências. O change management se concentra mais no lado humano da mudança, enquanto o lean management se concentra no lado do processo.


O change management é uma abordagem estruturada que ajuda as organizações a planejar, implementar, comunicar e monitorar mudanças nos processos de negócios, sistemas ou tecnologia.


O lean management, por outro lado, é uma metodologia que ajuda as organizações a eliminar desperdícios e ineficiências em seus processos, aumentando assim a produtividade e a eficiência.


Independentemente do framework adotado, a comunicação eficaz é fundamental para garantir que todos estejam na mesma página e que haja um entendimento compartilhado das mudanças, seus benefícios e seus impactos. É importante que as organizações comuniquem claramente as mudanças e os motivos para elas a todos os funcionários, stakeholders e clientes, desde a fase inicial do processo de mudança, e recorrentemente ao longo de todo o caminho.


Por fim, é importante monitorar e avaliar continuamente as mudanças, e estar aberto e flexível para fazer os ajustes necessários, pois vários elementos podem mudar ou não serem claramente previstos no início da jornada.


Um estudo da McKinsey & Company descobriu que 70% das iniciativas de transformação dos negócios falham em atingir seus objetivos. Isso destaca a importância de monitorar e avaliar regularmente as iniciativas de mudança, a fim de identificar e resolver quaisquer problemas que possam surgir. Ao usar esses frameworks, métodos e dicas, as empresas podem aumentar suas chances de sucesso e alcançar os resultados desejados.


Outro estudo da Forbes mostra que as empresas que são boas em gerenciar mudanças superam seus concorrentes em crescimento de receita e lucratividade em mais de 10%. Isso reforça a importância de gerenciar mudanças de forma eficaz e eficiente.


Concluindo, gerenciar mudanças e transformações nos negócios pode ser uma tarefa desafiadora, mas com a abordagem e as ferramentas certas, isso pode ser feito de forma eficaz. Procure conhecer mais sobre frameworks já comprovados como o Prosci ADKAR e o Kotter 8-Step Change Model, juntamente com métodos como change management e lean management, comunicação eficaz e monitoramento e avaliação contínuos.


Mantenha os olhos e ouvidos abertos para monitorar o seu progresso, e a mente aberta para mudar o que for preciso ao longo da jornada, para garantir uma transformação realmente eficaz. E, se puder, conte com a orientação e apoio de um mentor

experiente.

 

Quer conhecer como funcionam as minhas mentorias C-Level para líderes e empresas extraordinárias? Clique neste link ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer esclarecer as suas dúvidas e conversar sobre oportunidades profissionais.

 

Comments


Assine
bottom of page