top of page

Stop! Faça mais pausas e você será mais produtivo, criativo e feliz


Está claro que a forma tradicional com que vínhamos trabalhando está se tornando cada vez menos sustentável, e cada vez menos efetiva. Na busca pela produtividade, no nosso mundo ultra-veloz e demandante, ainda é comum ignorarmos a importância de fazer pausas regulares ao longo do nosso dia.


Os benefícios de fazer pausas são numerosos e comprovados por inúmeros estudos científicos. Por um lado, a pausa permite que nossos cérebros recarreguem e se reorientem. Mesmo breves pausas ao longo de uma tarefa podem melhorar muito a nossa capacidade de concentração e realização, por períodos mais prolongados. Ou seja, fazer pausas curtas pode realmente aumentar a nossa produtividade e o nosso foco.


Além disso, fazer pausas regulares pode ajudar a reduzir o estresse e evitar o famoso ‘burnout’ (esgotamento), o que pode levar ao aumento da retenção, engajamento e satisfação dos funcionários. De acordo com um estudo da HBR, os funcionários que fazem pausas durante o dia sentem-se mais energizados, engajados e felizes no seu trabalho.


Além disso, pausas regulares podem ajudar a aumentar a criatividade. Estudos da American Psychological Association mostraram que fazer pausas pode permitir que nosso cérebro faça novas conexões sinápticas. Em outras palavras, fazer pausas pode nos ajudar a abordar os problemas com novas perspectivas, levando a soluções mais criativas. E o hábito de fazer pausas regularmente em nossas atividades pode até ajudar a reduzir a ocorrência de doenças e o processo de envelhecimento.


No contexto do trabalho, é fundamental que os líderes deem o exemplo, fazendo pausas também. Os líderes de alta performance entendem a importância de fazer pausas durante o dia de trabalho, e sabem que o seu exemplo pessoal fazendo pausas evita que os colaboradores possam se sentir “culpados” em levantar e sair de trás de seus computadores com regularidade, ao longo do dia.


Tente experimentar algumas das dicas abaixo, inspiradas no livro "The Breakout Principle" e combinadas com a minha experiência. Testar e avalie o que funciona melhor para você:

  1. Faça pausas curtas e frequentes ao longo do dia. Por exemplo uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 90 minutos, para ajudar a manter o foco e a produtividade.

  2. Envolva-se em uma atividade diferente e relaxante durante suas pausas. Pode ser simplesmente um momento breve de meditação, alongamento, yoga, conversar com um colega, ou ouvir uma boa música, para ativar a resposta de relaxamento natural do corpo.

  3. Se puder, inclua pausas ao ar livre, como passear em um jardim ou parque, para ajudar a reduzir o estresse e melhorar a sua função cognitiva. E não esqueça de aproveitar para se movimentar, se hidratar e se alimentar nesses breves “breaks” ao longo do dia.

  4. Desconecte-se da tecnologia durante suas pausas. Nada de smartphones, tablets ou laptops. Isso é difícil hoje em dia, mas é importante para reduzir a fadiga mental e abrir a sua mente.

  5. Introduza pausas nas reuniões que duram mais de 30 minutos. Mesmo que seja uma pausa de só 5 minutos, você verá o impacto positivo que elas vão trazer para o grupo.

  6. Faça das pausas um hábito prioritário. Trate-as como partes inegociáveis de sua rotina diária, assim como as refeições e o sono. Lembre-se que no começo, toda nova rotina pode parecer um pouco incômoda, mas é importante formar o hábito e persistir consistentemente.

Além de darem o exemplo pessoal, os líderes também podem criar áreas de descanso nas empresas, encorajar os funcionários a almoçar fora das suas mesas, e até mesmo instituir políticas corporativas que orientem os funcionários a fazer pausas durante o dia.


Um modelo para pausas que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos é a técnica Pomodoro. Ela envolve dividir o seu dia de trabalho em “sprints” de 25 minutos, intercaladas com pausas de 5 minutos. Essa técnica é comprovadamente eficaz, e aqui vale também o meu testemunho pessoal: mesmo sendo um “workaholic” nato, no final dos dias em que eu uso a técnica Pomodoro, eu sempre noto que consegui produzir bem mais, com melhor qualidade, e com um maior bem-estar e felicidade.


Então faça das pausas regulares um hábito, tornando o seu dia ainda melhor e mais produtivo. Compartilhe essa ideia, convidando seus colegas e amigos a fazerem o mesmo.

 

Quer aprimorar as suas competências e resultados como líder? Conheça os modelos de mentoria para executivos da Felippa Mentoring. Clique neste link ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer poder ajudar com os seus desafios e oportunidades de liderança e de negócios.

Comments


Assine
bottom of page