top of page

Mentoria, Coaching ou NDA?


Aposto que a maioria de vocês respondeu NDA (nenhuma das anteriores). Depois de anos atuando como mentor de líderes e grupos de profissionais, percebo que poucas pessoas acreditam precisar de mentoria ou coaching.


No entanto, a maioria dos líderes poderia se beneficiar significativamente do apoio de um mentor ou coach experiente, se estiverem abertos a essa experiência. Neste artigo, meu objetivo é inspirá-los a considerar como o apoio frequente de um profissional experiente pode ser transformador.


E tudo começa por entender o que um bom mentor ou coach faz, como atua, e quais as principais diferenças entre essas duas abordagens poderosas para o desenvolvimento de líderes e profissionais. Vamos lá.


Um mentor é alguém que já percorreu caminhos similares aos que você enfrenta atualmente. Este profissional não só compartilha insights e orientações práticas baseadas em sua ampla experiência, mas também oferece recomendações estratégicas e apoio para a tomada de decisões complexas. Em essência, um mentor atua como um conselheiro profissional, utilizando todo o seu conhecimento forjado nas trincheiras da experiência real.


Por outro lado, o coaching foca mais em desbloquear e ampliar o seu potencial pessoal e profissional através de técnicas que promovem o autoconhecimento, a autogestão e o desenvolvimento de competências específicas. Um coach trabalha com você para definir metas, remover bloqueios e desenvolver ações para alcançá-las, utilizando perguntas profundas e feedback contínuo para garantir que você esteja no caminho certo.


Considerando essas diferenças, a escolha entre um mentor ou um coach deve basear-se nos seus objetivos específicos. Se você procura sabedoria prática e conselhos baseados na experiência, para guiar suas decisões em um cenário empresarial complexo, um mentor pode ser o mais indicado. No entanto, se o seu foco é o desenvolvimento de habilidades específicas para impulsionar sua carreira ou liderança, um coach pode ser mais apropriado.


Imagine a seguinte situação: um líder inovador está enfrentando desafios significativos na gestão de sua equipe e na implementação de uma nova estratégia, ou em uma transição organizacional de grande magnitude. Neste contexto, um mentor experiente poderá oferecer insights, experiências e técnicas inestimáveis, reduzindo os riscos e acelerando resultados.


Então porque ainda há tanta gente que não busca o apoio dessas práticas tão benéficas? Na minha experiência, as barreiras surgem de um misto de vieses, preconceitos e desconhecimento, desde o famoso “eu não preciso disso”, passando por “não acho isso que vá me ajudar”, até a falta de interesse ou abertura para experimentar, provocar o seu status quo, e acelerar o seu crescimento."


Sobre esse último ponto, a verdadeira magia da mentoria acontece quando o profissional está aberto e disposto a questionar as suas próprias práticas, escutar genuinamente outras perspectivas e, acima de tudo, aplicar os novos aprendizados e técnicas no seu dia a dia.


Ficou curioso para conhecer mais? Compartilhe suas dúvidas e experiências a respeito nos comentários, e se você quiser trocar ideias sobre como a mentoria pode apoiar e aprimorar o seu desempenho e o da sua equipe, entre em contato!

Comentários


Assine
bottom of page