top of page

Líderes extraordinários e mentores experientes: uma combinação infalível


A mentoria executiva é uma ferramenta poderosa, que pode ajudar líderes e executivos a acelerar os resultados dos seus negócios, alcançando mais rapidamente e eficazmente os seus objetivos profissionais e maximizando o seu potencial.


Mas a pergunta que muita gente ainda se faz é: para quem serve a mentoria executiva? A resposta é simples: para todo profissional que esteja aberto a este tipo de parceria, e que deseja acelerar o seu crescimento, ampliar as suas habilidades e maximizar o seu sucesso.


Você já deve ter ouvido falar de alguns exemplos mais famosos de parcerias entre executivos de alto desempenho e seus mentores, como no caso do Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Indra Nooyi, Satya Nadella, Larry Page e Sergey Brin, e também de exemplos ‘nacionais’ como Abílio Diniz, Luiza Trajano, Jorge Gerdau e Guilherme Benchimol. Esses são só alguns dos inúmeros exemplos em que a mentoria trouxe um enorme sucesso aos mentorados.


E são apenas CEOs e ‘founders’ de grandes empresas famosas, que podem contar com o suporte de mentores executivos? É claro que não! Por ser um processo de aprimoramento e apoio contínuo para líderes e equipes, através de conversas estruturadas e frequentes, em princípio a mentoria está disponível para qualquer profissional, independentemente de seu estágio de desenvolvimento.


Nas sessões, o mentor experiente trabalha com os seus mentorados de forma prática e adaptada a cada contexto, para alcançar o maior impacto e o melhor resultado possível.

Diferentemente do coaching, onde um coach não precisa ter conhecimentos técnicos ou experiência prévia na área específica do seu coachee, na mentoria executiva o conhecimento e a vivência do mentor é fundamental para o seu envolvimento efetivo nas dores e oportunidades do líder e do negócio.


Tipicamente, um mentor executivo se envolve com profundidade na visão e estratégia, em modelos de negócio, táticas de gestão, agilidade e aceleração de resultados, cultura organizacional, governança, engajamento, habilidades de liderança, delegação, desenvolvimento de equipes de alto desempenho, processos e metodologias modernas, OKRs e métricas eficazes, entre muitos outros.


A mentoria executiva também é útil para executivos que desejam se desenvolver (ou as suas equipes) em novas áreas de negócio ou em habilidades específicas, ou que desejem contar com o apoio de um executivo experiente para as suas tomadas de decisão (como um ‘sounding board’).


Algum desses temas ou áreas te soa relevante? Então é muito provável que você possa se beneficiar com o suporte de um bom mentor executivo.


E qual é o segredo para escolher o mentor ideal, e depois construir um excelente relacionamento mentor-mentorado? Não é complicado: começa pela complementaridade de conhecimentos e experiências relevantes para o mentorado, garantindo que haja um bom ‘fit cultural’ entre ambos, passando pelo estabelecimento de uma relação de confiança, empatia, disponibilidade e abertura, e culminando no comprometimento com as metas e planos de trabalho acordados.


Em resumo, a mentoria executiva é útil e eficaz para qualquer executivo que queira crescer e se desenvolver profissionalmente, e acelerar o crescimento do seu negócio. Seja você um líder experiente ou um executivo novato, a mentoria executiva pode fornecer o suporte, feedback e orientação necessários para ajudar a alcançar os seus objetivos e maximizar seu potencial.

 

Que tal contar com o suporte de um mentor executivo com mais de 32 anos de experiência nos mais diferentes negócios e mercados? Conheça os modelos de mentoria da Felippa Mentoring: clique neste link ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer ajudar com os seus desafios e oportunidades de liderança e de negócios.

 

Commentaires


Assine
bottom of page