top of page

É hora de definir os objetivos do seu negócio? O modelo de OKR é excelente para isso!


OKR

OKRs são um método consagrado para definir e acompanhar objetivos e resultados; são uma maneira de alinhar sua organização em torno de uma única estratégia. Eles ajudam a atingir os seus objetivos, definindo-os em termos claros e mensuráveis, oferecendo uma oportunidade para a liderança acompanhar o progresso.


O modelo OKR é uma ótima maneira de medir o progresso e garantir que a sua empresa e a sua área estejam se concentrando no que realmente importa, podendo ser usados em qualquer nível da organização, de indivíduos a equipes e organizações inteiras.


OKR significa "Objectives and Key Results". A cada trimestre você define alguns objetivos amplos (seus "Os"), bem como métricas específicas que o ajudarão a medir o sucesso em relação a eles (seus "KRs"). Dessa forma, os OKRs ajudam a dar foco e prioridade ao trabalho de cada trimestre – e depois fornecem uma maneira fácil para todos os envolvidos acompanharem o seu progresso ao longo do tempo.


O que é preciso para ter sucesso na implementação de OKRs? Por um lado, é fundamental o engajamento dos líderes no desenvolvimento das metas e das métricas, no nível ‘macro’. E por outro lado, é necessário o envolvimento dos colaboradores no desdobramento das metas da companhia para as metas das respectivas áreas, BUs e até das suas metas individuais.


O ciclo do OKR é um processo em etapas, onde cada fase se concentra em um aspecto diferente do planejamento e execução de sua estratégia:

  1. Definir objetivos claros e alinhados com a estratégia da empresa como um todo.

  2. Criar metas específicas, mensuráveis e alcançáveis para cada objetivo estratégico.

  3. Alocar recursos e responsabilidades para cada meta.

  4. Monitorar e avaliar regularmente o progresso, e realizar ajustes se necessário.

  5. Celebrar as conquistas e aprender com as derrotas.

Essas etapas devem ser repetidas periodicamente para garantir o alinhamento e o progresso contínuos em relação aos objetivos da empresa. Recomenda-se que os OKRs sejam revisados nas áreas pelo menos uma vez ao mês, pelas próprias equipes.


Benefícios típicos de empresas que empregam o modelo de OKRs são:

  • Alinhamento: OKRs ajudam a garantir que todos na empresa estejam trabalhando em direção a objetivos comuns e estratégicos.

  • Foco: OKRs fornecem uma estrutura clara para priorizar as atividades e recursos, o que ajuda a maximizar o impacto.

  • Transparência: Os OKRs tornam os objetivos e o progresso visíveis a todos, o que aumenta a colaboração e a transparência.

  • Adaptabilidade: OKRs permitem que as empresas ajustem rapidamente seus objetivos e metas à medida que as circunstâncias mudam.

  • Progresso contínuo: Monitorar regularmente o progresso ajuda a garantir o avanço constante em relação aos objetivos da empresa.

  • Melhoria da satisfação do cliente: OKRs podem ajudar as empresas a se concentrar nas metas mais importantes para os clientes, com uma grande melhoria na sua satisfação.

  • Motivação: OKRs fornecem uma sensação de propósito e realização para os colaboradores, o que pode aumentar a motivação e o comprometimento.

E como podemos implementar OKRs? Começando com um piloto em uma área da empresa, liderado pela área e apoiado por uma força-tarefa que tipicamente inclui representantes de áreas como finanças, planejamento, RH, operações, etc.


Esperamos que você tenha achado este post informativo e útil. Sabemos que implementar OKRs pode parecer uma tarefa complexa e até um pouco assustadora, mas com o suporte de um mentor de negócios experiente o sucesso é garantido!

 

Quer conhecer como funcionam as minhas mentorias C-Level para líderes e empresas extraordinárias? Clique neste link ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer esclarecer as suas dúvidas e conversar sobre oportunidades profissionais.

 

ความคิดเห็น


Assine
bottom of page