top of page

Veja como aplicar o modelo G.R.O.W. na sua empresa ou na sua carreira


GROW model

O modelo G.R.O.W. é uma ferramenta poderosa que pode ajudar líderes e executivos a alcançar seus objetivos de negócio e a melhorar suas habilidades de liderança. Ele vem sendo utilizado com sucesso há quase 40 anos, nas mais diversas aplicações, incluindo o planejamento e definição de rotas de negócios, no coaching e desenvolvimento profissional, e até mesmo nos esportes.


A beleza do modelo é a sua simplicidade e a sua aplicabilidade em tantas áreas diferentes. O nome GROW é formado pelas iniciais dos 4 pilares do modelo:


Goal (objetivo), Reality (realidade), Options & Obstacles (opções e obstáculos), Way Forward (plano de ação). Veja como esse modelo ajuda a estruturar ideias, rotas, e possíveis desdobramentos, e como ele é fácil de aplicar e adaptar ao seu contexto específico:

  1. Goal: Nesta etapa estabelecemos objetivos claros, específicos e mensuráveis (“smart”). Para líderes e executivos, isso pode significar estabelecer metas de negócios para a empresa, ou definir objetivos para sua própria carreira. Um exemplo de objetivo de negócios pode ser aumentar a receita da empresa em 20% em 1 ano. Já um exemplo de objetivo pessoal pode ser aprimorar as suas habilidades de comunicação para liderar de uma maneira mais eficaz.

  2. Reality: Enquanto a primeira etapa é orientada a um futuro desejado e por isso tende a ser mais ambiciosa e ‘visionária’, esta segunda etapa deve ser totalmente realista. Nela, analisamos a realidade, ou seja, a situação atual do líder ou da empresa, em relação ao objetivo estabelecido. É fundamental avaliar com honestidade a situação atual para poder depois avançar com eficácia. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a receita em 20%, a empresa precisa avaliar suas vendas atuais; se o objetivo é falar melhor em público, você precisará analisar as suas reais fortalezas e deficiências. Nesta etapa, além de utilizar os melhores dados disponíveis, vale pedir inputs de outros profissionais que conheçam a sua situação atual.

  3. Options & Obstacles: A terceira etapa do modelo GROW é explorar as diversas opções para se atingir o objetivo. Aqui, é importante criar um ‘brainstorm’ e considerar as mais diferentes estratégias e abordagens. É possível, por exemplo, que a empresa precise investir em novas tecnologias ou expandir sua linha de produtos para alcançar a meta de receita. Para melhorar as habilidades de comunicação, o líder pode considerar a contratação de um mentor ou participar de cursos e workshops de comunicação. Nesta etapa, eu recomendo analisar também os potenciais obstáculos para as opções que você criou. Isso facilitará a priorização de suas rotas, e um maior realismo no desenvolvimento da próxima etapa.

  4. Way Forward: Há quem defina esta última etapa como ‘will’ (motivação e comprometimento), mas eu prefiro tangibilizar as escolhas das etapas anteriores em um plano de ação concreto, com prazos, recursos e responsáveis claramente definidos. Por exemplo, para aumentar a receita em 20% a empresa pode incluir no seu plano de ação a contratação de uma equipe de vendas dedicada, o lançamento de novos produtos e campanhas de marketing.

Em resumo, o modelo GROW é uma ferramenta simples e útil para os mais diversos contextos, para ajudar líderes, executivos e grupos de trabalho a alcançar os seus objetivos com maior eficácia, comprometimento e motivação.


Se vocês ainda têm dúvidas sobre os resultados que o GROW pode trazer, vale lembrar que já são quase 40 anos de aplicação do modelo na prática, e que vários estudos realizados nos EUA mostraram um aumento de até 25% na satisfação dos funcionários e uma melhoria de quase 20% em seu desempenho, com o uso do modelo GROW.


E vale lembrar que este modelo não deveria ser aplicado apenas uma única vez: dada a volatilidade do mundo moderno dos negócios, recomendo considerar uma revisão periódica do seu exercício, num modelo que alguns chamam de RE-GROW (adicionando as etapas de “Review” & “Evaluate” ao cliclo).

 

Convencidos? Espero ter motivado a sua experimentação e aprofundamento deste modelo, seja no seu negócio ou na sua carreira. E se quiserem contar com o suporte de um mentor executivo com mais de 32 anos de experiência nos mais diferentes negócios e mercados, cliquem neste link ou escrevam para contato@felippa.com, será um prazer ajudar com os seus desafios e oportunidades.

 

Comments


Assine
bottom of page