top of page

Um conselho de administração pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa. Veja porque.


Como líder de uma empresa, é imperativo tomar decisões informadas e estratégicas que impulsionem o crescimento e o sucesso. Um conselho de administração (‘board of directors’) pode desempenhar um papel crucial nesse processo, fornecendo orientação, responsabilidade, experiência e suporte valiosos.


Neste artigo, vou examinar a importância e os benefícios de implementar um conselho de administração, incluindo as vantagens de ter um conselho diversificado, compartilhando dicas de implementação para ajudar você que é (ou será futuramente) o CEO, founder ou líder de uma empresa. Vale lembrar que implementar um conselho de administração não é apenas para grandes empresas ou que se encontram em um estágio mais maduro: o conselho pode trazer grandes benefícios a empresas de praticamente qualquer tamanho, setor e estágio de desenvolvimento.


Um dos principais benefícios trazidos por um conselho de administração é uma perspectiva externa sobre o mercado, o contexto, o cliente, e especialmente sobre a visão e direção da empresa, ajudando o CEO a desenvolver um plano estratégico mais completo e eficaz. Os conselheiros trazem uma riqueza de conhecimentos e experiências, e as suas recomendações podem ajudá-lo a tomar melhores decisões. Um estudo conduzido pela McKinsey descobriu que as empresas com um forte conselho de administração tiveram um desempenho financeiro significativamente superior ao daquelas sem um conselho. Além disso, os conselhos e sugestões do conselho podem ajudar o CEO a tomar decisões mais bem informadas e baseadas em amplos conhecimentos.


Um conselho também fornece uma perspectiva objetiva do negócio, ajudando a manter todos no caminho certo e focados na entrega de resultados. Um estudo da KPMG descobriu que as empresas com um conselho eficaz tem maior responsabilidade e melhor alinhamento com seus diversos stakeholders. Além disso, o conselho pode apoiar o CEO e fornecer orientação quando confrontado com decisões difíceis, reduzindo riscos.


Os membros do conselho costumam ter extensas redes de relacionamento (‘network’) que podem beneficiar a empresa, ajudando a abrir portas, apresentar a empresa a novos investidores ou parceiros, e fornecer acesso a expertise, talentos e tecnologia. Uma pesquisa da Deloitte descobriu que as empresas com um conselho de administração bem relacionado tinham acesso a um conjunto mais amplo de recursos, parceiros, talentos e melhores oportunidades de crescimento.


Um outro benefício fundamental trazido por um bom conselho administrativo é uma governança corporativa mais estruturada, eficaz e aprimorada. O conselho pode analisar balanços e relatórios financeiros e fiscais, garantindo a conformidade com as leis e regulamentos, além de orientar a empresa para práticas comerciais éticas e investimentos com maior retorno no longo prazo. Um estudo da Harvard Business Review descobriu que as empresas com práticas eficazes de governança tiveram melhor desempenho financeiro, maior confiança dos key stakeholders e uma melhor gestão de riscos.


Ter um conselho de administração usualmente aumenta a credibilidade da sua empresa e ajuda a atrair novos investidores e parceiros. Uma pesquisa da PwC descobriu que empresas com um conselho de administração respeitado têm maior probabilidade de obter investimentos. Além disso, o conselho pode fornecer uma validação externa da liderança do CEO e pode ajudar a construir a confiança dos diversos stakeholders.


Mas é fundamental desenvolver um conselho diversificado, com representantes de diferentes origens, culturas, experiências, gêneros, etnias, idades e formações. Isso ampliará muito a probabilidade de resolução de problemas complexos e a exploração de oportunidades mais amplas, através de soluções mais inovadoras e disruptivas. Um estudo da EY descobriu que empresas com conselhos diversificados têm melhores habilidades para a resolução de problemas e soluções mais criativas para os desafios.


Além disso, a diversidade no conselho pode trazer novas perspectivas e ideias para a mesa, conectando a empresa com diversos segmentos e oportunidades, ampliando o seu entendimento do cliente e do mercado, e ajudando o CEO a tomar decisões mais bem informadas.


Concluindo, implantar um conselho de administração diversificado e eficaz pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa de qualquer porte. Ele fornece orientação estratégica, responsabilidade, acesso a recursos, governança corporativa aprimorada, maior credibilidade e uma melhor solução de problemas e maior conscientização do mercado. Como CEO, não deixe de considerar esses benefícios que certamente irão acelerar o crescimento e o sucesso da sua empresa.


Espero que você tenha achado este artigo útil e inspirador. Por já ter participado em conselho administrativo e ter liderado grandes empresas, sei que a decisão de trazer ‘experts externos’ pode parecer arriscada e com um ROI duvidoso, mas os dados e benefícios apresentados são inquestionáveis.

 

Quer conversar sobre a implantação de um conselho na sua empresa, ou conhecer as minhas mentorias para líderes e empresas extraordinárias? Clique neste link ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer conversar sobre seus desafios e oportunidades.

 

Comentários


Assine
bottom of page