top of page

Acelere seu crescimento, resultados e eficácia através do Agile Marketing


Agile Marketing

Há muitos anos o Agile já vem sendo aplicado no contexto dos negócios, seja em áreas como RH, inovação, marketing, RP, P&D, ou seja em escala mais ampla como agilidade organizacional nas empresas como um todo.

E uma das áreas onde mais vejo crescer a aplicação do mindset e das metodologias do Agile é no marketing.

Este artigo não tem a pretensão de ensinar o que é ou como funciona o Agile Marketing, apenas de compartilhar perspectivas e dados atuais, para provocar e inspirar aos que ainda não implementaram e aos que possam ter dúvidas.

Vale lembrar a história: o Agile surgiu há mais de 30 anos na indústria de software, onde hoje é impensável trabalhar-se de outra forma; e há vários anos o Agile vem sendo aplicado com grandes benefícios em áreas administrativas, em particular no marketing moderno.

A implementação do Agile no marketing foi sem dúvida ainda mais acelerada com a pandemia, com a consequente imprevisibilidade dos mercados e o trabalho remoto. Com isso, hoje metade das equipes de marketing no mundo já aplicam o Agile Marketing; e a maioria das que ainda não aplica tem planos de implementá-lo nos próximos 12 meses, segundo a pesquisa deste ano da AgileSherpas.com, que eu compartilharei mais abaixo.

Da minha própria perspectiva, noto que aproximadamente metade das empresas aqui no Brasil também já adotou o Agile, seja de forma parcial ou em toda a sua área de marketing.

Os benefícios do Agile Marketing são cada dia mais relevantes: flexibilidade, adaptabilidade, colaboração, engajamento, customer-centricity, CX, transparência, qualidade, SLA e velocidade. Notem que deixei a velocidade por último, não porque seja menos importante, mas para evitar a confusão frequente de que a agilidade é apenas sobre maior velocidade de entrega, quando na verdade é muito mais do que isso.

Outro ponto que eu gostaria de desmistificar, para ajudá-los na sua implementação: o Agile Marketing é mais sobre adaptar o melhor da cultura e do mindset, do que as ‘brigas’ frequentes sobre qual é o melhor ‘Agile framework’ (ex. Scrum, Kanban, Scrumban, SAFe, etc.). A maioria das equipes de marketing que implementou o Agile se inspirou nos famosos frameworks, porém teve maior sucesso ao adaptá-los de uma forma híbrida ao seu próprio contexto, organização e forma de trabalho.

Compartilho informações úteis da pesquisa 2023 Annual State of Agile Marketing (link):

  • Quase 2/3 das equipes de marketing já aplicam ou planejam aplicar o Agile nos próximos 12 meses, especialmente na Europa e nos EUA.

  • A maioria das empresas que implementou o Agile Marketing o fez por ineficiências e frustrações com o modelo ‘tradicional’ de marketing. E já vêm bons resultados e benefícios com o Agile.

  • A maioria das empresas segue testando e aprimorando o seu modelo Agile de trabalho. A maioria aplica o Agile Marketing a algumas das suas equipes, mantendo outras equipes trabalhando da forma tradicional (‘waterfall’).

  • As principais práticas adotadas com sucesso nestas empresas são: Daily, Planning, Retrospectiva, Kanban eletrônico com backlog compartilhado, os ciclos iterativos de trabalho, o uso de dados nas decisões, e o cuidado com o limite de WIP das equipes.

  • Elementos críticos para garantir o sucesso do Agile Marketing: abertura e segurança psicológica para errar e aprender; suporte e engajamento genuíno da liderança; definição e alinhamento da estratégia e dos OKRs; tempo e flexibilidade para testar e adaptar o melhor modelo de trabalho; alinhamento e participação frequente das áreas de interface e dos parceiros do marketing (ex. agências).

Pode soar um pouco complicado para quem ainda não começou, mas garanto que não é. O risco é baixo, os benefícios são múltiplos e comprovados, e a implementação pode começar aos poucos, através de uma equipe-piloto (MVP) e um bom treinamento sobre a metodologia.

Para aprender mais sobre essa cultura e metodologia comprovadamente eficazes, clique em www.felippa.com/links para ver um curso, e vários vídeos disponíveis no YouTube. Bora aprender e testar!

 

Que tal contar com o apoio de um C-Level com 32 anos de experiência, para melhores decisões, processos e resultados? Conheça a Felippa Mentoring: clique aqui ou escreva para contato@felippa.com, será um prazer ajudar em seus desafios e oportunidades.

Comments


Assine
bottom of page